top of page

Trajos da Ribeira do Sado

Trabalho “o ex-líbris da nossa Região” (Mondina e Salineiro)


ELA: Saia rodada de riscado ou chita, em xadrez ou lisa. Blusa de meia manga em algodão com elásticos nas mangas. Avental rodado com folhos e peitilho. Nas pernas, a calça de ganga justa à perna. Nos braços, manguitos e na cabeça o lenço de algodão ás riscas ou flores e trespassado à típica maneira Sadina.
Ainda o chapéu de copa ajeitada com ornamentações diversas e a fita de balão com borlas para ensacar a saia, quando nos trabalhos campestres.

ELE: Calça de agrim ou cotim, arregaçada a meia perna. Camisa de riscas ou xadrez, tendo por baixo a camisa cinzenta ou carvoeira. Na cabeça, o lenço de algodão atado atrás na nuca sob o chapéu preto de abas recolhidas. A encimá-lo a sogra ou rodilha.

Varinas e Pescadores


Trajes vindos para Alcácer através das gentes varinas do distrito de Aveiro nomeadamente Murtosa e Estarreja.
Estes a partir do séc. XIX estabeleceram-se no típico bairro do São Pedro formando ai uma colónia bastante pitoresca e ribeirinha.
ELA: Veste saia rodada xadrez ensacada pela típica cinta preta, blusa de algodão enfeitada com rendas ou fitas, na cabeça por cima do lenço de cachené, o típico chapéu ovarino (de Ovar). Nos pés as chinelas pretas usadas nos dias de festa ou no inverno (resto do ano andavam normalmente descalças). E ainda o avental enfeitado também com fitas ou gregas.
ELE: Usa ceroulas axadrezadas de fazenda ou flanela, camisa de xadrez dos mesmos tecidos.
Usa também cinta preta e barrete da mesma cor, nos pés socos ou tamancos.

Domingueiros ou festa (Ribeirenhos)


ELA: Saia rodada de lã em cores garridas e bordada a ponto cruz na rapariga solteira.
De cor mais sóbria e enfeitada com fitas de seda ou veludo na mulher casada.
Avental de nervuras, liso ou bordado a ponto cruz. Blusa garrida de algodão, meia branca arrendada e sapato chinela em preto. Na cabeça, lenço de lã (cachené) de cores garridas.
ELE: Calça e colete de fazenda de lã, em preto. Camisa branca de linho ou algodão, com peitilho de nervuras e cós em vez de colarinho. Cinta preta franjada com o lenço tabaqueiro. Chapéu preto, tipo assaloiado com abas largas. Sapato de cabedal preto com salto de prateleira e meia branca.

Antigos de festa (Aldeia e Vila)


ELA: Saia comprida em fazenda de lã no inverno e algodão de xadrez ou com flores no verão. Jaqueta, chambre ou casaca, meia branca arrendada, sapato preto fechado, em cabedal. No braço, xaile ou talego bordado a ponto cruz. A cabeça descoberta com o cabelo apanhado atrás. 
ELE: Calça e colete de cotim às riscas (fato de ganhão), em Saragoça (lavrador), ou em sarja de lã (ribeirenho). Camisa às riscas ou linho branco, às pregas e nervuras com cós ou gola. Cinta preta franjada e por vezes acetinada com o respectivo lenço tabaqueiro. Sapato de atanado ou cabedal preto com peúga branca.
Também usa relógio de bolso com corrente de prata. Chapéu saloio com abas largas.

bottom of page